Divisão Europa/África
A divisão Europa/África da DeGolyer and MacNaughton é responsável por projetos no Mar do Norte, Europa, Mediterrâneo, Africa e Oriente Médio.
Desde estudos em mais de 200 campos no difícil ambiente de produção do Mar do Norte, até avaliações de alguns dos maiores campos de petróleo e gás do mundo no Oriente Médio, a DeGolyer and MacNaughton oferece grande experiência e especialização regional nessa parte do hemisfério oriental. A D&M realizou centenas de avaliações de reservatórios na África que incluem previsões detalhadas de produção, modelos de simulação de reservatórios, projetos de injeção de gás, planejamento detalhado de desenvolvimento e investigações de recuperação melhorada, assim como certificações detalhadas de gás para vários projetos importantes de plantas de GNL na África e no Oriente Médio. Além disso, a D&M avaliou campos por toda a Europa continental e é a empresa avaliadora independente escolhida para privatizações, emissão pública de ações, relatórios de pessoas competentes (CPR) e apoio financeiro para projetos.
O desempenho consistente da D&M, sua inigualável experiência e sua reputação como empresa especialista independente continua a atrair instituições financeiras internacionais e companhias petrolíferas nacionais e internacionais.
Histórias de clientes
-
África do Sul
A D&M avaliou várias potenciais oportunidades de recursos nas bacias de Algoa, Gamtoo e Orange, incluindo as zonas do período Cretácico.
-
Alemanha
A D&M teve a oportunidade de avaliar campos na Alemanha durante muitas décadas após a Segunda Guerra Mundial. Essas avaliações foram realizadas para grandes empresas de petróleo com sede na Alemanha, bem como para outros parceiros europeus e americanos que possuem interesses no país. Foram realizadas avaliações anuais para grandes companhias internacionais, estudos para campos específicos, avaliações independentes para respaldar planos de financiamentos e para resoluções de conflitos. A equipe da D&M tem experiência em todas as zonas geológicas da Alemanha.
-
Angola
A área marítima (offshore) de Angola tem produzido petróleo desde 1968, quando a empresa Cabinda Gulf iniciou as suas operações e a D&M tem realizado avaliações desde então, na área de Cabinda. A empresa está familiarizada com os reservatórios carbonáticos/clásticos de idade Albiana da Formação Pinda e os principais reservatórios clásticos das formações Vermelha, Lago, Azul, Likouala, e Lucula da plataforma angolana. A D&M tem uma vasta experiência com a maior parte das descobertas do Mioceno nas águas profundas de Angola, incluindo alguns dos mais profundos blocos na fronteira de desenvolvimento da área marítima (offshore) angolana. A D&M realizou a projeção da produção, dos investimentos e dos custos de operação para todos os campos offshore de Angola que estão produzindo ou estão em fase de desenvolvimento. A empresa avaliou dados geofísicos, perfis de poços, históricos de produção e planos de desenvolvimento para os campos marítimos (offshore) da companhia petrolífera nacional, e para a maioria das companhias internacionais que operaram em Angola nos últimos anos.
-
Arábia Saudita
Alguns dos trabalhos iniciais da D&M envolveram avaliações no Oriente Médio, incluindo Arábia Saudita. A D&M originalmente avaliou o potencial de hidrocarbonetos que eventualmente se confirmaram na Arábia Saudita. As recentes oportunidades da D&M no país incluem fornecer treinamento e orientação sobre a avaliação de reservatórios não convencionais.
-
Argélia
A D&M vem avaliando propriedades na Argélia há mais de 60 anos, atuando como o principal consultor para a companhia nacional de petróleo do país ao longo desse tempo. A empresa também trabalhou com um grande número de parceiros estrangeiros, que possuem e operam campos na Argélia. A empresa preparou avaliações de reservas, estudos integrados, previsões de produção e avaliações de recursos prospectivos para diversos ativos argelianos. A D&M analisou os planos de desenvolvimento propostos por companhias internacionais de petróleo, participou de reuniões de unitização e de acordos de empréstimos financeiros, e auxiliou várias companhias nas licitações no país. A empresa atuou como consultora de reservatórios para o desenvolvimento do grande campo de Hassi R’Mel e todos os outros principais campos de gás e condensado na Argélia, e é a consultora de petróleo do campo gigante Hassi Messaoud no deserto do Saara. A D&M também esteve envolvida em avaliações especiais de cada um dos campos descobertos na Argélia em vários momentos, dando a empresa uma experiência inigualável na avaliação de campos na Argélia
-
Áustria
Através de sua história, a D&M avaliou todos os campos descobertos na Áustria e está ativamente fornecendo avaliações para várias companhias, incluindo as operadoras sediadas na Áustria e seus parceiros. Muito do trabalho esteve concentrado nas grandes acumulações da área de Matzen, no nordeste de Viena. Esses reservatórios tendem a ser rasos, dispostos em várias camadas com falhas; no entanto, há também reservatórios profundos e complexos, com falhas inversas de dolomitas fraturadas que apresentam vários desafios em suas avaliações. As equipes da D&M também completaram estudos em grandes projetos de armazenamento de gás na Áustria.
-
Bahrein
A D&M realizou avaliações de recursos não convencionais e forneceu suporte técnico para a seleção de áreas para testes, projeto de completação dos poços de teste, e avaliação dos resultados para um programa, de sucesso, de não convencional marítimo (offshore) no Bahrein.
-
Bulgária
A D&M teve diversas oportunidades de avaliar propriedades na Bulgária, incluindo o desenvolvimento de gás e pequenas operações de petróleo. Parceiros envolvidos no financiamento de projetos unindo a Bulgária à Europa e Turquia também tem procurado os serviços da D&M.
-
Camarões
A D&M avaliou projetos de GNL (gás natural liquefeito) e forneceu avaliações independentes das reservas e recursos de petróleo e gás nesse país do oeste da África, com fronteira com a Nigéria, o Congo e o Gabão. Essas avaliações consideraram parâmetros técnicos e econômicos para os campos, por vezes relacionando com projetos dos países vizinhos.
-
Catar
A D&M realizou vários estudos em campos no Catar e auxiliou várias companhias petrolíferas internacionais nos projetos de reabilitação de campos de petróleo, assim como trabalhou na parte sul da maior acumulação de gás do mundo, o campo North Dome. O campo North Dome na área marítima (offshore) do Catar produz gás da formação Khuff (profunda, de areia grossa e geralmente de baixa permeabilidade). A D&M realizou múltiplos estudos, com alguns anos de intervalo, nessa concessão. O trabalho feito pela D&M incluiu atualizações anuais das reservas de certos blocos selecionados nesse campo para companhias petrolíferas multinacionais.
-
Congo
A D&M tem uma longa experiência tanto na República do Congo, como na República Democrática do Congo. Os clientes da D&M incluem grandes multinacionais, assim como operadores menores, parceiros e companhias nacionais. Os relatórios da D&M incluíram avaliações de todos os principais campos do Congo. As equipes da D&M tiveram a oportunidade de avaliar campos terrestres (onshore) e marítimos (offshore) – (incluindo as descobertas em águas profundas) – que produzem a partir de Formações do Cretáceo e Albiano. Os especialistas da D&M realizam avaliações das estimativas de valor, certificações independente SEC e PRMS, que fundamentam projetos de financiamento. Avaliações específicas incluíram interpretações geofísicas, geológicas e de engenharia; estimativas probabilísticas dos volumes de petróleo e gás in situ; projetos de poços e teste para aumentar os volumes potencialmente recuperáveis; e análise de sensibilidade econômica a nível nacional.
-
Dinamarca
A D&M está envolvida com a indústria dinamarquesa de petróleo e gás desde sua criação, fornecendo assistência ao governo nas primeiras rodadas de licitações. Desde então, as equipes técnicas têm participado na avaliação de todos os campos marítimos (offshore) no Mar do Norte para um grande número de clientes.
Além disso, a D&M atuou como consultora para a maior companhia produtora com sede na Dinamarca, auxiliando no estabelecimento de seu sistema interno de estimativa de recursos e na sua primeira publicação de reservas e recursos de domínio público, até a sua transição para um operador privado mundial. -
Egito
A D&M vem avaliando propriedades no Egito há décadas, concluindo projetos para a maioria dos operadores ativos e interessados no Deserto Ocidental, no Golfo do Suez, no Delta do Nilo e nas áreas marítimas (offshore) do mar Mediterrâneo do Egito. A D&M continua participando em vários projetos ativos na região, que estão em vários estágios, incluindo as grandes descobertas de gás em áreas marítimas (offshore). Esses projetos abrangem a avaliação de reservas de petróleo e gás, avaliações especializadas de recursos prospectivos, financiamento de projetos para plantas de processamento e instalações de coleta, planejamento do desenvolvimento e projetos de recuperação secundária em diversas áreas do país.
-
Emirados Árabes Unidos
A D&M realizou avaliações em vários campos nos Emirados Árabes Unidos, especificamente nos Emirados de Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ras al Khaimah. A empresa avaliou as reservas, preparou relatórios de pessoas competentes (CPR), preparou planos de desenvolvimento e auxiliou na revisão de concessões para vários operadores e interessados em alguns dos maiores campos do país, incluindo os campos de Arzanah, Abu al Bukhoosh e Mubarek. Durante a maior parte desta década, a D&M também conduziu avaliações anuais das reservas de vários grandes campos produtores marítimos (offshore) de Abu Dhabi, além de numerosos campos menores nas redondezas.
-
Espanha
A avaliação de campos na Espanha tem sido parte do portfólio de trabalho da D&M por décadas. As equipes da D&M avaliaram campos de petróleo marítimos (offshore), campos de armazenamento de gás em terra (onshore) e outros ativos na Espanha. A empresa operou na Espanha e continua trabalhando com as duas mais conhecidas companhias de gás e petróleo localizadas em Madrid, assessorando uma delas para sua oferta pública inicial.
-
Etiópia
A D&M completou as avaliações de recursos contingentes para algumas descobertas na Bacia de Ogaden. Essas descobertas nas seções do Cretácio e Jurássico estão localizadas ao sul da Etiópia. Embora historicamente não se trate de uma área de petróleo ativa, descobertas recentes e o desenvolvimento na região aumentaram o interesse de vários países nesta região.
-
França
A D&M recentemente completou um grande projeto focado no campo de gás Trois Fontaines e completou outros projetos em anos anteriores para várias partes da Bacia de Paris. As atividades mais recentes incluem a revisão do potencial de recursos não convencionais e auxílio na avaliação de possíveis perdas geradas pela redução de licenças.
-
Gabão
A D&M tem uma ampla experiência na avaliação de reservas e recursos em áreas terrestres (onshore) e marítimas (offshore) no Gabão. Por mais de 20 anos, a D&M realizou estudos em todos os principais campos do Gabão, em nome de agências governamentais, para a comunidade de bancos e para grandes empresas de petróleo independentes. A empresa participou da avaliação inicial das reservas de petróleo do Gabão, cujos resultados formaram a base para as licenças iniciais de exploração do país. A D&M continua ativa nas avaliações de reservas e recursos no Gabão, à medida que atividades adicionais de exploração têm avançado.
-
Gana
A D&M concluiu diversas avaliações das maiores descobertas na área marítima (offshore) de Gana durante os últimos dez anos, e essa participação incluiu estudos detalhados de subsuperfície, bem como avaliações de recursos e reservas. Esses grandes e complexos reservatórios exigem análises detalhadas dos dados geofísicos, petrofísicos, geológicos e de engenharia para avaliação adequada de sua extensão, produtividade e planos ideais de desenvolvimento. A D&M espera continuar desenvolver sua experiência com esses ativos no futuro através de trabalhos adicionais para seus clientes.
A D&M também prestou assistência na sísmica para exploração, na concepção dos fluxos de trabalho do processamento sísmico, no controle de qualidade do processamento sísmico, na construção de modelos de velocidade regionais, na construção de modelos estáticos de reservatórios e na análise sísmica 4D em Gana. -
Guiné Equatorial
A D&M vem avaliando propriedades marítimas (offshore) da Guiné Equatorial desde os primeiros estágios de desenvolvimento. A experiência de avaliação de reservas da D&M nessa área, para diversos clientes, permitiu que a empresa obtivesse uma compreensão profunda desses sistemas de reservatórios complexos à medida que os campos amadureciam e permitindo a D&M ampliar seus conhecimentos para apoiar a identificação de oportunidades adicionais de exploração. A D&M também realizou estudos geológicos e construiu modelos geocelulares dos reservatórios no país para avaliação do potencial de desenvolvimento.
-
Iêmen
A D&M está envolvida no Iêmen desde antes do início da produção do primeiro campo comercial do país, no ano de 1986.
A D&M trabalhou com quase todas as companhias petrolíferas estrangeiras com produção comercial no Iêmen e preparou relatórios de desenvolvimento de campo para apresentação ao governo e para instituições financeiras. A empresa realizou uma grande variedade de tarefas que incluem a análise das reservas, do potencial exploratório, planos detalhados de desenvolvimento de campos, inspeções de campos e uma avaliação nacional dos recursos de gás.
O amplo conhecimento da D&M sobre o Iêmen resultou na seleção da empresa para a realização de estudos sobre as reservas de gás e a capacidade de entrega de gás dos maiores campos do país. Esse relatório foi usado como avaliação da viabilidade comercial da construção de um gasoduto da área de produção até a área costeira, para a exportação do gás natural liquefeito. -
Irã
Embora limitada pelas recentes sanções governamentais e limitações de sua atividade no país, a D&M tem um histórico de avaliações no Irã, uma das zonas petrolíferas mais produtivas do mundo. O maior campo de gás do mundo, o campo de South Pars/North Dome, compartilhado pelo Irã e pelo Catar, foi avaliado pela D&M em diversas ocasiões. Os clientes da D&M incluem as maiores companhias petrolíferas nacionais e mundiais. Os economistas da D&M adquiriram experiência nos detalhes dos acordos de licenciamento deste local e ao longo dos anos desenvolveram programas próprios para estimar as reservas líquidas e as receitas de produção. Historicamente, a D&M teve a oportunidade de estar envolvida com as primeiras avaliações do potencial petrolífero do Irã.
-
Iraque
A D&M realizou avaliações de projetos de revitalização no centro e no sul do Iraque, assim como nas novas descobertas na região do Curdistão, no norte do Iraque. Essas avaliações envolveram técnicas sofisticadas, tais como modelos dinâmicos e análises do transiente de pressão, para considerar os sistemas de dupla porosidade e os complexos mecanismos de recuperação. A D&M realizou avaliações para laudos, relatórios de pessoas competentes (CPR), estudos de reservatórios e avaliações independentes para o desenvolvimento de campos e financiamento de projetos.
-
Irlanda
A D&M esteve envolvida nas avaliações dos maiores campos de gás e recentemente desenvolvidos na área marítima (offshore) da Irlanda. Essas avaliações incluíram análises da capacidade de entrega do gás, projeto de dutos e incorporação de contratos de gás bem detalhados. Os reservatórios do Triássico são bastante desenvolvidos em sua estrutura, mas podem apresentar desafios na determinação dos limites de produtividade. Assim, as ferramentas para avaliar os sistemas ligados à pressão são essenciais para esses estudos.
-
Itália
A D&M teve a oportunidade de trabalhar em todas as zonas produtoras de hidrocarbonetos e de armazenamento de gás na Itália, incluindo a valorizada área de Val d’Agri nos Apeninos do sul. Grande parte da produção é de área madura, porém essas áreas como o Val d’Agri e áreas marítimas (offshore) no mar Adriático possuem projetos ativos de exploração e avaliação em andamento. A D&M avaliou campos e descobertas para todos os principais operadores na Itália, assim como para alguns operadores menores. A D&M foi selecionada em diversas ocasiões para avaliar vários ativos na Sicília, incluindo os maiores campos produtores da região.
-
Kuwait
D&M tem experiência significativa no Kuwait e na Zona Dividida, realizando estudos de desenvolvimento de campos, estimativas de reservas, e estimativas de recursos prospectivos nas áreas terrestres (onshore) e marítimas (offshore) para a companhia petrolífera nacional e para outros clientes. Todos os principais tipos de reservatórios foram avaliados por uma equipe especializada de analistas da empresa. A D&M realizou avaliações de reservas, simulações de reservatórios, e estudos de caracterização de reservatórios por mais de 10 anos para companhias petrolíferas públicas, como também para privadas. A D&M também projetou um programa piloto de EOR químico para um reservatório heterogêneo no Kuwait.
-
Libéria
A D&M avaliou várias oportunidades de recursos na Bacia Libéria-Serra Leoa, incluindo os objetivos de idade Campaniana, Maastrichtiana e Turoniana.
-
Líbia
A D&M realiza estudos na Líbia desde os anos de 1960. Inicialmente, a D&M auxiliou as companhias nas tentativas de obtenção de concessões. Mas recentemente, os trabalhos da empresa incluíram avaliações de recursos e reservas e estudos de projeto para clientes ocidentais que possuem interesses na Líbia. A D&M recentemente esteve envolvida na avaliação do potencial de recursos de várias zonas não desenvolvidas das bacias da Líbia e ganhou grande experiência na aplicação de técnicas probabilísticas para respaldar as estimativas dos volumes de recursos nessas grandes áreas, porém escassamente perfuradas e não desenvolvidas do país. Com as recentes interrupções na produção e no desenvolvimento, foi solicitado que os avaliadores da D&M estimassem o impacto dos atrasos, as extensões das licenças e os ganhos e perdas de valor geral. Essas recentes avaliações envolveram equipes diversas e integradas de especialistas técnicos e econômicos da D&M.
A D&M também concluiu vários estudos de desenvolvimento de campos na Líbia. Esses estudos consideraram o potencial para utilização de sistemas de recuperação melhorada. -
Marrocos
A D&M avaliou várias oportunidades de recursos nas bacias de Tarfaya e Essaouira, incluindo reservatórios do Mioceno, Jurássico e Cretácico.
-
Mauritânia
A D&M avaliou a maioria dos campos dentro e fora da costa da Mauritânia, incluindo algumas das maiores descobertas e desenvolvimentos. Os campos podem ser complexos e de diversas camadas, com significativas variações de produtividade. Estudos recentes incluem avaliações do desenvolvimento dos campos, estudos técnicos, financiamento de bancos e para cumprimento das normas para reportar reservas.
-
Moçambique
A D&M realizou estudos de certificação de reservatórios e reservas tanto terrestres (onshore) como marítimas (offshore) em Moçambique para diversos clientes, incluindo a companhia petrolífera nacional. As maiores e mais recentes descobertas marítimas (offshore) nos Blocos 1 e 4 foram e continuam sendo avaliadas por especialistas da D&M. A empresa também completou estudos independentes de geologia e engenharia nos grandes campos de gás terrestres (onshore) Pande e Temane para auxiliar no financiamento e no desenvolvimento de campo. Esses estudos incluíram avaliações bastante detalhadas da geofísica, geologia, petrofísica e engenharia de múltiplos reservatórios clásticos. A D&M também trabalhou com o governo de Moçambique para auxiliar nas licitações de certos ativos marítimos (offshore).
-
Namíbia
A D&M avaliou uma série de projetos de recursos prospectivos na Namíbia, onde o interesse crescente nos reservatórios correlatos aos do Brasil e à costa leste da América do Sul levou companhias a considerar a perfuração exploratória.
-
Nigéria
A D&M possui décadas de experiência na Nigéria. Nos anos recentes, a D&M avaliou a maioria dos campos no Delta do Níger. A empresa completou vários estudos de certificação de gás para importantes companhias petrolíferas internacionais e empresas conjuntas (joint ventures), para apoiar os investimentos na monetização das reservas e recursos de gás necessários
para a construção e expansão de várias plantas de gás natural liquefeito. O entendimento do negócio de gás da Nigéria obtido nesses estudos, melhorou a capacidade da D&M de atender seus clientes na Nigéria, incluindo companhias nigerianas, grandes companhias petrolíferas internacionais, membros proeminentes da comunidade financeira internacional e companhias estatais. À medida que as atividades de desenvolvimento migraram para o mar (offshore), para águas mais profundas, as avaliações da D&M tem sido incluídas em muitos dos megaprojetos associados a esses campos de águas profundas. Mais recentemente, as companhias nigerianas pediram que a D&M avaliasse o portifólio, assessorando na identificação de oportunidades e ajudando a produzir relatórios financeiros compatíveis e aceitáveis para os mercados financeiros. -
Noruega
A D&M teve a oportunidade de trabalhar em quase todos os campos e descobertas marítimas (offshore) da Noruega, para um número significativo de clientes. As avaliações SEC em andamento para parceiros estrangeiros fizeram com que a D&M estivesse no local quando as primeiras descobertas foram feitas. O envolvimento inicial da D&M levou a empresa a ser requisitada para realizar uma avaliação abrangente de todos os ativos da maior detentora de direitos da parte marítima (offshore) da Noruega, com objetivo de realizar uma oferta pública inicial de ações. De forma contínua, as equipes da D&M avaliam as descobertas, os campos, e o portfólio de ativos da plataforma marítima (offshore) da Noruega.
-
Omã
A D&M realizou estudos e avaliações em Omã desde a década de 1970. A empresa preparou várias avaliações de reservas e previsões de produção para o governo do Omã e para diversas companhias que operam no país. Esses estudos foram abrangentes e cobriram o país inteiro. Nos últimos anos, a D&M tem mantido um papel ativo na avaliação de reservas que abastecem a planta de gás natural liquefeito de Omã. Essa planta começou a funcionar em meados de 2000, e a D&M realiza avaliações quando ocorrem certos marcos ou mudanças, como expansões da planta de gás.
-
Países Baixos
A D&M realizou uma série de avaliações de campos marítimos (offshore) nos Países Baixos. Como parte da rede de acumulações de hidrocarbonetos do Mar do Norte, os reservatórios e campos marítimos (offshore) dos Países Baixos possuem características geológicas similares com o restante do Mar do Norte. Entretanto, as acumulações tendem a ser compartimentadas e distribuídas em várias camadas. Desse modo, as avaliações de recuperação podem ser desafiadoras. A D&M tem sido capaz de estimar as reservas para vários interessados, tais como agentes reguladores, bancos e os titulares de participações conjuntas. As avaliações concluídas pela D&M têm feito parte de grandes avaliações de portfólio, estudos transacionais e estudos de campo específicos.
-
Quênia
A D&M avaliou várias oportunidades de recursos na bacia de Lamu, incluindo os recifes do Mioceno.
-
Reino Unido
A D&M realizou estudos e avaliações de reservas/recursos no Mar do Norte, incluindo o Reino Unido e locais adjacentes, por quase 50 anos. Desde os primeiros anos, a experiência da D&M no Reino Unido se ampliou e se aprofundou, e a D&M é agora considerada uma especialista no Mar do Norte por clientes ao redor do mundo. Desde o início dos anos 1970, a D&M conduziu estudos em quase todos os campos do Mar do Norte na área marítima (offshore) do Reino Unido.
A empresa tem estudos em andamento em praticamente todas as áreas da região para clientes que vão desde grandes companhias, companhias independentes de médio porte até pequenos operadores. A D&M atualmente também avalia anualmente os portfólios de ativos para os maiores operadores no Mar do Norte. De fato, a empresa avaliou as reservas de aproximadamente 90% dos blocos marítimos (offshore) do Mar do Norte que possuem reservas pertencentes ao Reino Unido. Nos últimos anos a D&M completou várias grandes publicações envolvendo os campos marítimos (offshore) do Reino Unido. Dada a grande experiência da empresa na avaliação de jazidas de xisto nos Estados Unidos e em outros lugares, a D&M está bem posicionada para auxiliar nos esforços de desenvolvimento dos recursos de xisto no Reino Unido. As equipes da D&M estão envolvidas na avaliação desses recursos para múltiplos clientes -
Romênia
A D&M avaliou a maioria dos campos na Romênia, incluindo os campos de gás na região norte da Transilvânia, assim como os campos de petróleo e gás na parte sul do país. Muitos dos mais antigos campos em produção de petróleo existentes no mundo estão localizados na Romênia, e alguns estão passando por métodos terciários de recuperação, incluindo combustão in situ, injeção de vapor e de polímeros. Os reservatórios podem ser extremamente laminados e apresentam desafios na avaliação do seu potencial de recuperação futura no contexto da atual performance do campo e volume original in situ. A D&M teve a oportunidade de trabalhar com os maiores operadores da Romênia, bem como com parceiros estrangeiros de empresas conjuntas (joint venture).
-
Senegal
A D&M realizou estudos geofísicos para exploração marítima (offshore) no Senegal, incluindo o controle de qualidade do processamento sísmico e construção de modelos regionais de velocidade.
-
Síria
A D&M esteve envolvida por muitos anos nas avaliações de reservas na Síria. A D&M realizou revisões anuais das reservas dos 35 campos de petróleo pertencentes a vários contratos de partilha no nordeste da Síria. Grande parte da produção se encontra em zonas de óleo subsaturadas, como os reservatórios de Rutbah e Mulussa. O gás associado a esses campos de petróleo também foi avaliado para projetos de plantas de gás.
-
Tanzânia
A D&M realizou estudos de certificação de reservatórios e reservas terrestres (onshore) e marítimas (offshore) na Tanzânia para diversos clientes. Algumas das maiores descobertas marítimas (offshore) foram avaliadas pelos especialistas da D&M. Esses estudos incluíram avaliações altamente detalhadas de geofísica, geologia, petrofísica e de engenharia para vários reservatórios clásticos.
-
Tunísia
A D&M realizou estudos na maior parte dos campos de petróleo e gás, terrestres (onshore) e marítimos (offshore) da Tunísia, incluindo os campos de Didon, Ashtart, Adam e outros. Trabalhos recentes incluíram a avaliação de recursos descobertos e não descobertos nas áreas mais remotas do país. Os clientes da D&M na Tunísia incluíram companhias que operam os campos no país, assim como seus parceiros nesses desenvolvimentos.
-
Turquia
A D&M foi a primeira companhia a avaliar de forma independente as reservas e recursos por toda a Turquia. Além disso, a D&M completou diversos projetos na Turquia para outros operadores na Bacia de Thrace, na Bacia do Sul e na área de Ortakoy. A D&M possui um grande entendimento dos ambientes de produção na Turquia e região, incluindo os regimes físicos, técnicos, monetários e regulatórios/fiscais. A D&M participou em operações de campo, gestão de empresas produtoras e se relacionou com entidades financeiras em várias avaliações de campo.
-
Uganda
A D&M teve a oportunidade recente de avaliar recursos prospectivos e os resultados da perfuração exploratória em Uganda. A geologia é complexa e existem desafios para o desenvolvimento e transporte planejados no país.